SEJA BEM VINDO

SEJA BEM VINDO



SEJA BEM VINDO



SEJA BEM VINDO



SEJA BEM VINDO



LinkedIn Instagram Facebook Youtube Twitter

Simulação do seu projeto de energia solar

Faça o seu orçamento instantâneo e sem compromisso.
Energia Solar

Energia Elétrica Solar Fotovoltaica


Energia Solar

Trata-se da produção de eletricidade para uso geral de empresas e residências, utilizando-se a luz do Sol (fótons) capturada em células de Silício. É uma alternativa muito econômica,  avançada e difundida pelo mundo. Utilizada há quase cinquenta anos em estações espaciais; agora se consolida comercialmente no Brasil. A parceria entre Brasil e Alemanha, referência neste campo, favorece nossos padrões de qualidade.

Todos os anos o Sol emite no Planeta Terra uma quantidade de energia milhares de vezes superior à toda energia consumida pelo homem. Aproveitá-la, além de gerar muita economia, significa também preservação ambiental e respeito ao futuro de todos. É uma fonte de energia 100% limpa e inesgotável.

 

O KIT FOTOVOLTAICO

Célula fotovoltaica é uma placa de Silício, do tamanho da palma da mão, que ao receber luz permite que os elétrons desse material se movimentem, produzindo então a corrente elétrica contínua. O módulo (painel/placa) Fotovoltaico é o agrupamento de várias células numa única placa.

São instalados em áreas com plena incidência de luz solar, preferencialmente telhados, ou então no solo, desde que livre de sombras. O processo é simples: são fixados com parafusos por pequenas alças de sua própria estrutura. Então, conectores e fios conduzem a energia até o Inversor (Conversor), aparelho que  transforma corrente elétrica contínua (CC) em corrente elétrica alternada (CA) – o tipo convencional de eletricidade, alta ou baixa tensão.

Esse conjunto (Kit) de equipamentos constitui o Gerador Fotovoltaico.

 

 

Quando em operação, o sistema atende à demanda imediata de consumo e o excedente produzido é destinado para a rede elétrica pública, sendo totalmente contabilizado como créditos em carga elétrica a serem consumidos na ausência da geração solar. Durante a noite, a rede pública fornece energia normalmente.

Esse fluxo constante de energia (geração e consumo) é registrado pelo Relógio Bidirecional, aparelho que substitui o medidor tradicional (Relógio de Luz). É possível monitorar a geração e o consumo via aplicativos digitais em tempo real. (Mais informações em Geração Distribuída)

Os equipamentos têm longa durabilidade. Os painéis operam com eficiência produtiva acima de 85% por 25 anos e têm prazo de garantia de 12 anos, dado pelo fabricante. O Conversor possui garantia de fábrica de 7 anos. Trata-se de um produto de engenharia com altíssimo valor agregado.

A manutenção é pequena, tratando-se apenas de limpar a superfície dos painéis para remover a poeira, com um pano úmido, pouquíssimas vezes ao ano, pois a própria chuva também realiza esse processo.

A qualquer momento é possível monitorar pelo celular sua geração elétrica e o consumo em tempo real através do aplicativo móbile fornecido pelo fabricante. O próprio Conversor envia as informações via internet, sendo possível consultar os créditos acumulados todo mês.

 

GERAÇÃO DISTRIBUIDA -> SISTEMA DE COMPENSAÇÃO

O procedimento de gerar a própria energia elétrica (Autogeração), consumir o necessário e enviar o excedente para a rede pública, chama-se Geração Distribuída, estabelecido pela *REN nº 482/2012, da ANEEL, que por sua vez determina o Sistema de Compensação de Energia Elétrica, onde o total de energia enviada para a rede pública e não consumida durante o mês, é contabilizado como créditos em carga elétrica que serão imediatamente debitados nas próximas contas, caso a Autogeração não supra a demanda mensal total. A validade dos créditos é de 60 meses.

Dentro desse sistema, a região atendida por uma mesma distribuidora (Exemplo: Estado de São Paulo – Eletropaulo), permite ainda três condições complementares:


AUTOGERAÇÃO COMPARTILHADA

Uma ou mais Pessoas Físicas ou Jurídicas estabelecem breve acordo contratual, e para cada uma das unidades consumidoras (empresa ou residência) é destinado um percentual, previamente estabelecido, da energia elétrica produzida por um dos integrantes.

 

AUTO CONSUMO REMOTO

A energia é produzida num local e consumida em outro, bastando estarem ambos os contratos (contas de luz) no mesmo CPF ou CNPJ, podendo ser inclusive em cidades diferentes, porém na mesma distribuidora.


EMPREENDIMENTO COM MÚLTIPLAS UNIDADES CONSUMIDORAS

Funciona de modo similar a Autogeração Compartilhada, porém o apontamento do percentual de consumo de energia é feito dentro de um mesmo local (endereço), e dividido entre os vários pontos de consumo (condomínios ou cooperativas).





Compartilhar:

    Home: Sunergia | Energia Solar